Em encontro com empresários, Guedes promete corrigir ‘distorções’ na reforma do Imposto de Renda
Minstro se reuniu com líderes empresariais em São Paulo na tentativa de convencê-los de que sua proposta de reforma não vai aumentar a carga tributária no país
Henrique Gomes Batista e Geralda Doca
08/07/2021 - 22:28
/ Atualizado em 09/07/2021 - 06:41
Ministro da Economia, Paulo Guedes Foto: Pablo Jacob/ 29/04/21 / Agência O Globo
Compartilhe por
SÃO PAULO E BRASÍLIA - Um dia após 120 associações empresariais criticarem a proposta de reforma tributária apresentada pelo governo, o ministro da Economia, Paulo Guedes, prometeu ao empresariado corrigir “distorções” no texto. Ele se reuniu com líderes empresariais em São Paulo na tarde desta quinta-feira em São Paulo.
Guedes promete corrigir distorções no Imposto de Renda para empresários | Economia ig.com.br - get the latest breaking news, showbiz & celebrity photos, sport news & rumours, viral videos and top stories from ig.com.br Daily Mail and Mail on Sunday newspapers.
Segundo ele, o Simples e o MEI foram criados para dar um tratamento privilegiado às micro e pequenas empresas, mas houve uma ampliação indevida ao longo do tempo com o argumento de que o regime normal de pagamento das empresas era oneroso e complexo.
O MEI foi criado para incentivar a formalização de pequenos negócios e de trabalhadores autônomos. Para aderir ao programa, é precisa possuir um negócio que fature até R$ 81 mil por ano e que tenha um funcionário, no máximo. O Simples permite a adesão para empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.
compartilhe
Depois da reforma do Imposto de Renda, o secretário da Receita, José Tostes, avisou que haverá a necessidade de uma revisão das regras do Simples e do Microempreendedor Individual (MEI). Segundo ele, como o projeto de reforma entregue no mês passado ao Congresso propõe reduzir significativamente o Imposto de Renda cobrado sobre as empresas, o passo seguinte será fazer a revisão das distorções do Simples e do MEI, dois regimes de tributação simplificada que existem hoje no Brasil.
Tostes revelou que foi uma opção do governo fazer o que chamou de harmonização dos regimes de pagamento de tributos pelas empresas somente após essa fase inicial de revisão do Imposto de Renda.
Governo vai revisar o Simples e o MEI, diz secretário contabeis.com.br - get the latest breaking news, showbiz & celebrity photos, sport news & rumours, viral videos and top stories from contabeis.com.br Daily Mail and Mail on Sunday newspapers.